Traduzir

Rádio Graciosa


02 abril 2009

Projecto de estudo e preservação de aves nos ilhéus da Graciosa.

O secretário regional do Ambiente e do Mar anunciou ontem dois projectos no âmbito do estudo e da protecção das aves nos Açores, aos quais estão, pelo menos e para já, afectadas verbas no valor de cerca de dois milhões de euros.
Um deles é o Programa LIFE, um programa europeu, que dará continuação ao trabalho do priolo mas, agora, alargado a outras áreas e também aos ilhéus de Vila Franca em S. Miguel e da Graciosa, no sentido de aí fazer a recuperação de habitats, retirando algumas espécies invasoras e, particularmente, combatendo as populações de ratos. O objectivo é erradicar os ratos que são um problema gravíssimo para as aves porque se alimentam dos ovos e dos juvenis.
O outro projecto, que terá a duração prevista de três anos, será feito em parceria com IMAR-Instituto do Mar, visa fazer o recenseamento das aves dos Açores, essencialmente marinhas, tendo já sido seleccionado um conjunto das espécies mais significativas e aquelas que do ponto de vista científico são mais relevantes e endémicas, como é o caso do "Painho de Monteiro" na ilha Graciosa.
Àlamo de Menezes afirmou ontem que “as aves são um património extremamente importante até do ponto de vista da promoção turística.“ “É um mercado crescente e para além da enorme responsabilidade que temos em termos da conservação da biodiversidade, também temos um interesse muito grande na sua promoção”.

Twitter Facebook Favorites More