
O movimento militar do dia 25 de Abril de 1974 derrubou, num só dia, o regime político que vigorava em Portugal desde 1926, sem grande resistência das forças leais ao governo, que cederam perante o movimento popular que rapidamente apoiou os militares.
A insurreição foi conduzida pelos oficiais intermédios da hierarquia militar, na sua maior parte capitães, com particular destaque para Salgueiro Maia, que saiu de Santarém com uma coluna militar e tomou o quartel do Carmo onde se encontrava Marcelo Caetano.
Em termos gerais esta revolução devolveu a liberdade ao povo português, e é este o motivo que leva a que seja comemorado, também na nossa ilha.
Com a comemoração deste dia é importante alertar os jovens para o que se viveu no nosso país, que levou à revolução do 25 de Abril e para a importância que todos temos na nossa sociedade e na construção do nosso país, referindo que no fundo “todos somos políticos”, disse José Aguiar.
O dia foi comemorado na Graciosa com uma sardinhada, oferecida pela Câmara Municipal, no Parque de Merendas da Feteira, e contou com a actuação da Filarmónica União Praiense, um passeio de motos e ainda um concerto pelo Grupo Charamba no Centro Cultural.