Miguel Correia, Secretário Regional da Saúde, anunciou na Assembleia Legislativa Regional dos Açores, as medidas previstas na área da saúde para 2009.Segundo o governante tratam-se de acções que prevêem o alargamento da rede de infra-estruturas, dando melhores condições a quem trabalha e a quem utiliza os serviços de saúde.
Ao longo do corrente ano de 2009 serão lançados os concursos para a concepção e construção dos novos centros de saúde de Ponta Delgada em S. Miguel, da Madalena na ilha do Pico, de Santa Cruz na Ilha Graciosa, assim como o concurso para a construção do Bloco C do Hospital da Horta no Faial.
Vai ser consolidada a Parceria Público-privada do Centro de Radioterapia dos Açores, assim como começará a obra do Novo Hospital da Ilha Terceira.
No Plano Regional de Saúde 2009-2012 será dado destaque à prevenção e controlo da diabetes, luta contra a obesidade, prevenção e controlo das doenças oncológicas, doenças respiratórias e das doenças cérebro-cardiovasculares, entre outras.
Outra matéria anunciada tem a ver com a promoção de Natalidade, com incentivos que combatam a infertilidade e garantam o acesso dos casais às últimas técnicas de Reprodução Medicamente Assistida.
Na rede de cuidados primários será implementado um programa específico de disponibilização de consultas a utentes sem médico de família e será criada a “Linha Saúde 24” nos Açores.
Aquisição de equipamentos com o propósito de implementar o Programa Regional para utilização de Desfibrilhadores Automáticos Externos por não médicos e de acesso Público à desfibrilhação e a informatização Serviço Regional de Saúde foram outras medidas anunciadas.



sexta-feira, abril 03, 2009
Rádio Graciosa