Ana Paula Laissy, responsável pela Unidade Regiões Ultraperiféricas da Direcção-Geral de Política Regional da Comissão Europeia, esteve Quinta-feira na Graciosa, um dia de visita em que passou pela Unicol, Furna de Enxofre, Fábrica de Queijadas, Porto Comercial e Aeroporto, acompanhada pela Directora Regional dos Transportes, Lucilia Soares e pelo Sub-Secretario Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa, Rodrigo Oliveira.A Unidade RUP da Comissão Europeia integra-se na orgânica da Direcção-Geral de Política Regional, sendo responsável pela coordenação das políticas e medidas relativas ao estatuto de região ultraperiférica.
A coordenadora das RUP mostrou-se contente com o que viu na ilha Graciosa, pois segundo as suas declarações, nota-se um grande esforço de preservação, manutenção e conservação da ilha.
As dificuldades da ilha ficaram patentes nesta visita, embora Ana Paula Laissy afirme notar-se um grande aproveitamento dos fundos europeus e é importante que esse “bom aproveitamento” continue.
Assuntos que estão sempre presentes e que precisam do envolvimento e da liderança da unidade das RUP, são a produção leiteira, a gestão da zona económica marítima e a directiva da aviação, para os quais a coordenadora das Regiões Ultraperiféricas disse estar sensível, prometendo que irá ajudar a região naquilo que lhe for possível, pois “é preciso haver derrogações adequadas”.
Ana Paula Laissy visitou cinco ilhas em cinco dias, no sentido de se inteirar da realidade açoreana, enquanto Região Ultraperiférica.
Ana Paula Laissy visitou cinco ilhas em cinco dias, no sentido de se inteirar da realidade açoreana, enquanto Região Ultraperiférica.



sexta-feira, abril 24, 2009
Rádio Graciosa