
O lançamento do Programa de Rastreio Precoce em todos os equipamentos de apoio à infância, nomeadamente, creches, amas e jardins-de-infância, do Sistema Regional de Acolhimento Institucional e do Programa de Acompanhamento e Orientação Sócio-educativa e Profissional são algumas das medidas implementadas pelo Executivo açoriano.
Com esta metodologia materializou-se uma estratégia de acção assente na criação de Serviços de Acção Social Especializados e de Redes de Apoio Integrado, desenvolvendo-se respostas integradas a todas as situações de vulnerabilidade grave, em estreita colaboração com os Serviços de Acção Social Territoriais.
A deslocação da Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação aos Açores insere-se numa ronda de encontros com as comissões de Protecção de Crianças e Jovens em Risco dos concelhos das regiões autónomas e dos distritos do Continente, subordinados ao tema “Intervir para e com as Crianças”.
Segundo Janey Gregório, presidente da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens da Graciosa, infelizmente não foi possível enviar representante da nossa ilha, uma vez que só segunda-feira receberam a informação do evento.
Em poucos dias a não conseguiram a dispensa dos seus trabalhos.