
terça-feira, março 17, 2009

Rádio Graciosa

Vasco Cordeiro, Secretário Regional da Economia, adiantou ontem à tarde na Horta que no âmbito do Plano para o corrente ano, se destaca o “aumento substancial” das verbas afectas aos sistemas de incentivos, possibilitando a criação de “condições para melhorar a capacidade de resposta” das empresas açorianas à conjuntura actual.Em matéria de transportes aéreos e marítimos, o secretário da Economia disse que a principal aposta, pelos elevados meios que envolve, vai para a renovação da frota da Sata Air Açores e para a construção dos novos navios para o transporte de passageiros inter-ilhas.Na visita de ontem à Graciosa, em que presidiu à inauguração das obras de ampliação do Porto Comercial, Vasco Cordeiro, escusou-se a responder a perguntas sobre as obras da responsabilidade daquela secretaria a decorrer na ilha, deixando declarações para o período de análise e discussão das Propostas de Médio Prazo 2009-2012 e do Plano Regional Anual para 2009.
A obra que gera de momento mais expectativas é o Hotel, não se sabendo ainda quando será a sua abertura e por quem será gerido. Uma infra-estrutura que será fundamental já este Verão.
Nas obras de mar, é muito aguardada a conclusão do Porto de Pescas, não se sabendo se naquela infra-estrutura haverá ou não uma parte destinada ao recreio náutico, conforme foi prometido. Ainda nesta âmbito, a construção de uma Marina na Graciosa, prometida nas ultimas eleições, é ainda desconhecida para quando a sua construção e em que local.
As obras das Termas do Carapacho decorrem a bom ritmo, e conjuntamente com as obras de mar que decorrerão durante o Verão, não se sabe se serão concluídas dentro do tempo estimado e se devido às restrições na utilização daquela zona balnear haverá um maior cuidado no enchimento da praia, na freguesia de S. Mateus.
Questões às quais os graciosenses esperam respostas, pois são obras muito importantes para o desenvolvimento desta ilha.