
Na inauguração do novo equipamento de Raios X do Centro de Saúde da Calheta, Miguel Correia adiantou que os novos equipamentos que estão a ser adquiridos para as unidades de saúde da Região permitem ao médico assistente observar e analisar os resultados dos exames em qualquer lugar e a qualquer altura.
Estas novas tecnologias permitem, de igual modo, o acesso a especialistas partilhando a informação e o conhecimento ao longo de todo o arquipélago e o exterior.
Entretanto a ilha Graciosa possui já raios X digitais, equipamentos que agora estão a chegar a outras unidades de saúde da região. O próximo equipamento a chegar ao nosso Centro de Saúde será um digitalizador que permitirá colocar no sistema informático antigas radiografias ou radiografias feitas em equipamentos tradicionais.
A digitalização das imagens radiográficas vai, ainda, permitir a sua análise em qualquer local ou unidade de saúde e um arquivo centralizado, directamente ligado ao ficheiro de utentes através do “SIS-ARD” – o Sistema de Informação da Saúde que está a ser implementado.
Para os hospitais da região foram ainda adquiridos novos equipamentos de TAC, para os hospitais de Angra e de Ponta Delgada, sendo este último, um TAC de 64 cortes, um dos mãos avançados equipamentos ao serviço da imagiologia.Um conjunto de equipamentos que, segundo dados divulgados pelo secretário da Saúde, representou um investimento total de 2,7 milhões de euros.