Traduzir

Rádio Graciosa


18 março 2009

Campanha SOS Cagarro vai manter-se devido à sua importância.

Alguns dos cagarros juvenis salvos nos Açores nas campanhas desenvolvidas anualmente na Região por milhares de voluntários regressaram sete anos depois, para acasalar e ter as suas crias, contribuindo para garantir a sobrevivência da espécie.
Na campanha SOS Cagarro desenvolvida do ano passado na Região foram salvas cerca de cinco mil aves.
Para a Direcção Regional do Ambiente, tal fenómeno e o elevado número de salvamentos confirma a relevante importância das acções desenvolvidas nas ilhas em Outubro e Novembro de cada ano para proteger a ave maninha mais abundante nos Açores, um arquipélago em que nidificam 75 por cento da população mundial da subespécie Calonectris diomedea borealis.
Em termos de salvamentos por ilha, destacam-se o Faial, Pico e São Jorge com cerca de mil animais cada, havendo registos de salvamentos em todas as ilhas dos Açores.
Na Graciosa foram efectuados 404 salvamentos na operação de 2008.Face aos resultados que têm sido obtidos, o Governo vai manter a campanha, propondo-se reforçar a centralização das informações obtidas e da utilização de metodologia adequada.

Twitter Facebook Favorites More