
O Picadeiro terá o nome de António Maria da Cunha, Graciosense que muito contribuiu para a Agro-pecuária na ilha Graciosa, considerado por muitos pioneiro na Agricultura Graciosense, que fez por exemplo chegar à ilha o primeiro tractor. A atribuição do seu nome àquela infra-estrutura é por assim dizer o reconhecimento dos agricultores desta ilha a este graciosense que ajudou ao desenvolvimento desta actividade na Graciosa, que é hoje um dos pilares principais da sua economia.
A obra é fruto de vários apoios, nomeadamente da Câmara Municipal na cedência de terreno, Governo Regional que financia a obra e de várias entidades públicas e privadas que tem ajudado com meios na sua construção.
O recinto terá todas as condições para ser um espaço multi-usos, podendo acolher qualquer tipo de eventos, que ali terão um lugar com condições que permitem a realização de eventos em pleno Inverno, sem estarem condicionados às intempéries, como acontece hoje. A inauguração do picadeiro, como já avançámos, contará com a presença de Carlos César, Presidente do Governo Regional dos Açores.