
Segundo anunciou o Governo Regional, no período da sua vigência, foram aprovadas 201 candidaturas, abrangendo medidas relativas à modernização tecnológica, à difusão informativa, formação e valorização profissional, a iniciativas de interesse relevante na área da Comunicação Social e ao regime específico de apoio às Ilhas da Coesão.
Nas várias medidas de apoio previstas pelo PROMEDIA nos três anos em que funcionou, assumiram especial destaque os apoios concedidos à difusão informativa, com valores que ascenderam a 566 mil euros, figurando a modernização tecnológica segundo lugar, com ajudas de 461mil euros.
Os órgãos de Comunicação Social da ilha de S. Miguel foram os que registaram o maior número de candidaturas, recebendo apoios que ascenderam a 608 mil euros, seguidos dos da ilha Terceira, com 266 mil euros de ajudas, Pico com 82 mil, Faial 74 mil e S. Jorge 61 mil euros.
Os órgãos de Comunicação Social de Santa Maria receberam, ao abrigo do PROMEDIA, 19 mil euros, enquanto que as candidaturas apresentadas nas ilhas da Flores foram apoiadas em 11 mil.
A Graciosa recebeu quatro mil euros, o apoio menos significativo.O Executivo tem em fase final de apreciação a proposta de decreto legislativo regional do PROMEDIA 2, a submeter em breve a Conselho do Governo, para vigorar no próximo quadriénio, prevendo-se um reforço da respectiva dotação.