Traduzir

Rádio Graciosa


02 fevereiro 2009

Dia Mundial das Zonas Húmidas celebrado amanhã nos Açores.

Palestras, exposições, passeios de barco e pedestres, visitas de observação de aves, projecção de vídeos, actividade de plantação de espécies endémicas e divulgação de folhetos alusivos assinalam, nos Açores, o Dia Mundial das Zonas Húmidas que se celebra amanhã.
A efeméride, que é evocada nas ilhas Graciosa, Terceira, Santa Maria, São Miguel, São Jorge, Faial e Flores com acções apoiadas pelo Governo dos Açores, celebra a Convenção Ramsar sobre as Zonas Húmidas de Importância Internacional, especialmente relevantes como “habitat” de aves aquáticas.
A Convenção entrou em vigor em 1975, sendo considerado o primeiro tratado estrutural para a cooperação internacional e acção nacional no sentido da conservação e uso sustentável dos recursos naturais.
Ao ratificarem a convenção, os governos designam pelo menos um sítio a integrar a Lista de Zonas Húmidas e comprometem-se a trabalhar no sentido do seu uso sustentável através do planeamento territorial, desenvolvimento de políticas e publicação de legislação, acções de gestão e educação das suas populações.
Nos Açores estão designados 12 sítios que abrangem áreas de todas as ilhas, sendo a efeméride celebrada com um programa desenvolvido pela Rede Regional de Ecotecas dos Açores, conforme ficheiro em anexo.

Twitter Facebook Favorites More