
A data 4 de Fevereiro foi definida em 2000, na Carta de Paris, documento elaborado pela União Internacional Contra o Cancro, para divulgar os problemas relacionados com o risco, o diagnóstico e o tratamento de doentes com cancro.
A União Internacional contra o Cancro assinala que o diagnóstico precoce é a melhor forma de salvar milhares de vidas, já que vários tipos de cancro podem ser mais facilmente tratados se forem descobertos em fase inicial. Cerca de 70% dos casos diagnosticados de cancro em crianças são curáveis e cada dia que passa se registam progressos na luta contra a doença.
Ninguém fica indiferente ao cancro, uma doença que é conhecida pelo sofrimento que provoca, pelos tratamentos dolorosos, pela desfiguração, pela mortalidade que provoca.
Os sinais de alerta para a prevenção do cancro são a modificação da cor, dimensão ou ulceração de verruga ou sinal; alteração dos hábitos intestinais ou urinários; rouquidão ou tosse persistente; dificuldades em engolir ou má digestão permanente; ferida que não cicatriza; hemorragia ou corrimento anormal pelos orifícios naturais; nódulo ou dureza persistente na mama ou outra parte do corpo; perda de peso não justificada e dor persistente no tempo.Não se esqueça - A detecção precoce do Cancro significa salvar ou prolongar a qualidade de uma vida.