Traduzir

Rádio Graciosa


17 fevereiro 2009

Anunciadas novas medidas no sector da Saúde.

O Governo Regional vai aprovar, em breve, a “Carta Social da Região Autónoma dos Açores”, a qual, associada à definição de taxas de cobertura de equipamentos sociais no território, constituirá um incentivo ao investimento privado, no sector, para a construção e gestão de equipamentos elegíveis para financiamento público.
O anúncio foi feito pelo presidente do Governo, que disse ser “ intenção do Governo prosseguir a política de convenções com entidades privadas na área da Saúde sempre que os recursos do Serviço Regional de Saúde estejam esgotados. Esta nova postura e esta filosofia permitem que a Saúde na Região, seja no sector público seja no privado, ganhe coesão económica e outro dinamismo.”
O presidente do Governo lembrou, também, que vão avançar as construções de novos Centros de Saúde em Ponta Delgada, na Graciosa e na Madalena do Pico, bem como do Bloco “C” do Hospital da Horta, a que se juntarão dois importantíssimos projectos – o Centro de Radioterapia dos Açores, localizado em S. Miguel, e o novo Hospital na ilha Terceira – estes últimos concretizados em regime de parceria público-privada.
Sublinhando que a região dispões de recursos escassos, considerou que, apesar disso, muito se faz e consegue, como, por exemplo, no número de médicos, que são já 125 a trabalhar nos diferentes Centros de Saúde, acrescentando que o Governo está, também, neste momento, a preparar uma campanha nacional e internacional com o objectivo de cativar médicos de medicina geral e familiar.

Twitter Facebook Favorites More