A secretária regional da Educação e Formação garantiu, sábado, que o Governo dos Açores está a negociar com “muita transparência e muita seriedade” o processo das alterações ao Estatuto da Carreira Docente.Em declarações aos jornalistas, em Angra do Heroísmo, na sequência de reuniões negociais com os sindicatos representativos da classe, Lina Mendes adiantou que já existe algum consenso no âmbito de aspectos como as faltas por motivo de doença, o processo avaliativo e a componente lectiva e não lectiva.
“Estas eram as principais reivindicações dos docentes e estão a ser equacionadas no sentido de encontramos uma solução viável para a qualidade do sistema educativo, com respeito pelos professores e pelo seu trabalho”, sublinhou.
A governante lamentou, por outro lado, que os professores “não estejam neste momento a valorizar” a observação de aulas, um dos pontos em que os sindicatos manifestaram oposição mais veemente.
Para Lina Mendes, que confia que uma ronda suplementar de negociações, já pedida pelos sindicatos, possa aproximar mais as posições da Secretaria Regional e a dos docentes, “a observação de aulas é fundamental, é o eixo do trabalho do docente e, como tal, é formativo”.
Sobre a aplicação, ainda este ano lectivo, de uma grelha de avaliação, a secretária regional disse que as negociações sobre esse ponto ainda não estão concluídas, mas garantiu que esse elemento avaliativo vai existir, se bem que “num modelo mais simplificado”.



segunda-feira, janeiro 19, 2009
Rádio Graciosa