
No requerimento, o deputado João Costa refere que em Fevereiro de 2006 o Governo Regional, através da Sociedade Anónima “Ilhas de Valor”, anunciou a construção de um hotel de 60 quartos na ilha Graciosa, em Junho de 2007, aquando da visita estatutária do Governo à ilha Graciosa, comunicou a adjudicação da obra por 5,7 milhões de euros e a criação de 30 postos de trabalho.
Em Junho procedeu-se ao lançamento da primeira pedra, bem como ao anúncio da sua conclusão no prazo de um ano, ou seja, em Junho de 2008.
Atendendo a que o empreendimento será concluído antes do verão de 2009, João Costa quer saber como estão a ser programadas as etapas que levam até à sua utilização e promoção dentro e fora da região, nomeadamente na bolsa de turismo de Lisboa, atendendo à necessidade da programação com antecedência de visitas turísticas em grupos, de congressos ou acções de formação, por ocasião de eventos ou até de simples férias de verão. A terminar, João Costa questiona qual a data prevista para a sua inauguração e qual a entidade que o irá gerir.