
Ribeiro Pinto afirma que é verdade, mas que é preciso que se cumpram todas as regras de segurança, para que não ocorram acidentes.
Sobre a possibilidade de se encontrar uma solução que agrade a todos, Ribeiro Pinto disse que neste momento, e em tempo útil, não existe forma de organizar tudo de forma a que dois navios possam descarregar ao mesmo tempo, mas isto não quer dizer que com tempo não se consiga. Segundo disse, as obras do porto foram concluídas recentemente e agora com tempo, poder-se-á, eventualmente, organizar e fazer com que possam operar dois navios ao mesmo tempo com toda a segurança necessária.
Ribeiro Pinto ainda acrescentou que está satisfeito com a operacionalidade que o porto tem desde o término das obras.
Devido a esta situação os TMG anunciaram que esta semana não escalarão hoje a Graciosa, porque o Navio São Gabriel vai operar, mudando a sua escala para Sexta-feira.A empresa pondera também alterar definitivamente as suas escalas com a Graciosa a partir de Janeiro, com os seus barcos a efectuarem toques na Graciosa, às Terças e Sexta-feiras.
De referir que a carga perecível, como leite iogurtes e fruta e outras de primeira necessidade como o gás são movimentadas por este operador marítimo.