
Segundo o responsável pela Câmara de Comércio, esta crise deve-se sobretudo à actuação das famílias açoreanas que tem vindo a retrair o seu consumo, pois noutras áreas, como sejam a exportação, não tem havido um impacto grave.
Sobre a crise, as previsões são de que os encargos das famílias diminuam um pouco, com as descidas das taxas de juro. A perspectiva é que em 2009 as taxas Euribor continuem a descer e as famílias ao pagar menos prestações no Crédito à habitação, sentirão melhorias nos rendimentos disponíveis, por isso Sandro Paim afirma que não se deve alarmar muito as famílias, pois poderá levar a uma maior retracção no consumo.
Para ajudar os associados a fazer face à crise, a Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo criou o programa do cartão do associado que trará vantagens económicas.
Através de uma parceria com o BCP, a partir de agora ser sócio da Câmara de Comércio significa vantagens para as empresas, bem como um total de 15 medidas que estão a ser preparadas juntamente com o Governo.
O objectivo é criar liquidez nas empresas e consequentemente incrementar o consumo.Para além disso será também aberto na Graciosa um serviço de consultadoria.
O presidente da Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo, anunciou ainda que o Posto de Turismo que a instituição vai abrir no Coreto da Praça, numa iniciativa conjunta com a ART, estará a funcionar já no Verão de 2009.