
sexta-feira, novembro 07, 2008

Rádio Graciosa

Os trabalhadores dos vários portos açorianos vão suspender até ao final do próximo fim-de-semana o trabalho extraordinário, em solidariedade com os seus colegas de Ponta Delgada. Em causa estão alegadas irregularidades cometidas pelas actuais administrações portuárias.
Na Graciosa, todos os trabalhadores da APTG também estão de greve às horas extraordinárias, cumprindo apenas o horário normal de trabalho de Segunda a Sexta, das 8 às 17 horas. Sábados, Domingos e Feriados são dias de trabalho extraordinário, que não está a ser realizado devido à greve e que na nossa ilha resultou já no cancelamento da vinda do São Gabriel, que estava prevista para amanhã, Sábado.
As razões desta greve, são segundo disse Fernando Oliveira, presidente do sindicato, ao Jornal Diário, o facto de “em Ponta Delgada, o Estatuto do Pessoal da Administração Portuária não está a ser cumprido, nomeadamente no que se refere ao trabalho extraordinário (..) a actual administração ignora a lei e não podemos permitir que isso aconteça”, afirmou.Fernando Oliveira referiu também que “na ilha Terceira, onde todos os problemas começaram, vive-se uma forte instabilidade. A administração (…) tem recusado conceder folgas por trabalho excedentário”. O dirigente associativo refere ainda que existem na Terceira “várias situações ilegais que justificariam uma sindicância do Governo”.