
Segundo Hélder da Cunha, o ExplorAçores é a concentração dos guias e sub-guias das patrulhas de todos os agrupamentos dos Açores.
Vão reunir-se na Graciosa, entre 80 a 100 jovens de todas as ilhas, para receber uma acção de formação sobre escutismo, pioneirismo, saúde, ambiente entre outras matérias.
Helder da Cunha ainda realçou, que vai comemorar-se esta sexta-feira, dia 7 de Novembro, o Dia do Dirigente e também do Beato Nuno que é o padroeiro do Corpo Nacional de Escutas.
Os dirigentes do Núcleo da Graciosa do Corpo Nacional de Escutas vão reunir-se para esta comemoração, assistindo a uma missa na Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe. Para a noite, está programado um serão convívio com os referidos dirigentes e seus familiares.
Existem 4 agrupamentos na Graciosa, um em cada freguesia, estando este ano o agrupamento de São Mateus inactivo, pelo facto de não terem dirigentes, tal como nos confirmou Hélder da Cunha.
A falta de dirigentes é o maior problema que têm de enfrentar neste momento.
O Núcleo da Graciosa do Corpo Nacional de Escutas conta com cerca de 150 pessoas, entre dirigentes, crianças e jovens.
Núcleo da Graciosa do Corpo Nacional de Escutas, vai candidatar-se em 2009 a outra actividade, com o propósito dos jovens de outras ilhas possam vir a conhecer a Graciosa, e quem sabe, criar amizades com jovens da Ilha.