Traduzir

Rádio Graciosa


26 novembro 2008

Falta de peixaria no Mercado Municipal é lacuna no nosso mercado.

A Ilha Graciosa não tem uma peixaria já há alguns anos, situação muito criticada pela população, e dos que nos demandam.
No Mercado Municipal, existe uma peixaria que há poucos anos funcionou como tal desde a construção daquela infra-estrutura local.
A venda de peixe na rua pratica-se, sendo ilegal no centro da Vila, embora não tenha as condições ideais que teria numa peixaria, respeitando todas as regras de higiene, onde as pessoas podem ir escolher o seu peixe e levá-lo para casa já arranjado como se faz nas outras ilhas.
Trata-se de uma lacuna no nosso comércio e que muita falta faz porque quem não tem acesso fácil aos vendedores, assim conseguiria adquirir este produto, um dos mais saudáveis para a alimentação.
Com esta situação, verifica-se que os supermercados tem estado a vender, e com saída, peixe congelado, quando na nossa ilha temos um número considerável de pescadores e com o volume de peixe capturado a aumentar todos os anos.
O que torna esta situação também difícil de explicar, é o facto de com a falta de emprego que existe, não haver o tal propalado empreendedorismo, podendo alguém criar o seu próprio emprego ao abrir aquele tipo de negócio que por todas as ilhas dos Açores existe, pelos menos nos mercados municipais.
Outra solução seria a própria Associação de Pescadores abrir aquele espaço, dando possibilidade aos seus associados de ali negociar o seu peixe.

Twitter Facebook Favorites More