
O ExplorAçores é a concentração dos guias e sub-guias das patrulhas de todos os agrupamentos dos Açores. Reuniram-se na Graciosa, entre 80 a 100 jovens de todas as ilhas, com excepção de Flores e Corvo, com idades compreendidas entre os 12 e os 14 anos, para receber uma acção de formação sobre escutismo, pioneirismo, saúde, ambiente entre outras matérias.
Intitulado na “Rota dos Moinhos”, o evento teve também como objectivo a descoberta da Graciosa por parte de escuteiros das outras ilhas, tal como referiu o Chefe Helder Tristão da Cunha, da Junta de Núcleo do Corpo Nacional de Escutas da Graciosa.
O orgulho pela farda foi também tema do discurso de Helder Cunha, bem como dos valores da lealdade, amizade e fraternidade.
Manuel Pires Luís, da Junta Regional do CNE, na impossibilidade de estar presente enviou uma mensagem que foi lida pela Chefe Ana.
Na mensagem proferida, o líder dos Escuteiros açoreanos, falou do objectivo do III Exploraçores de dar mais qualidade às acções dos escuteiros, com os desafios que hoje se colocam aos nossos jovens.
Ser melhores escuteiros para se entregar ao serviço dos outros foi o objectivo da formação que decorreu na nossa ilha durante o fim-de-semana.
O encontro escutista contou ainda com a habitual animação que caracteriza este movimento, o maior do Mundo.
Encontro de escuteiros na Graciosa, evento que ficou marcado pelo mau tempo que se fez sentir, dificultando as actividades ao ar livre.