
Apesar de contar com o mesmo número de secretários regionais, a que se junta um novo subsecretário, há três membros que nunca fizeram parte do Governo e, no conjunto, sete secretarias mudam de titular, verificando-se a extinção do cargo de Secretário Regional Adjunto da Vice-Presidência, a autonomização da área da Saúde numa única Secretaria e diversas alterações nos núcleos competências de cada departamento.
Como explicou o presidente indigitado do Governo, é seguido o actual modelo de distribuição dos diversos departamentos governamentais e respectivos titulares.
Assim, ficarão em S. Miguel 4 departamentos, a Presidência, a Vice-Presidência, o secretário regional da Presidência – em cuja dependência estará o subsecretário regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa – a Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos e a Secretaria Regional da Economia.
Na ilha Terceira ficarão sediadas 3 departamentos, a Secretaria Regional da Educação e Formação, a Secretaria Regional do Trabalho e Solidariedade Social e a Secretaria Regional da Saúde.
Finalmente na ilha do Faial localizar-se-ão 2 secretarias, a Secretaria Regional da Agricultura e Florestas e a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, em cuja dependência estará o subsecretário Regional das Pescas.
O elenco governativo, presidido por Carlos César, será assim constituído:
Vice-Presidente -Sérgio Ávila, Secretário Regional da Presidência – André Bradford, Secretária Regional da Educação e Formação – Maria Lina Mendes, Secretário Regional da Ciência Tecnologia e Equipamentos – José Contente, Secretário Regional da Economia – Vasco Cordeiro, Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social – Ana Paula Marques, Secretário Regional da Saúde – Miguel Fernandes Correia, Secretário Regional da Agricultura e Florestas – Noé Rodrigues, Secretário Regional do Ambiente e do Mar – José Álamo de Meneses.
Para o cargo de Subsecretário Regional dos Assuntos Europeus e da Cooperação Externa será nomeado Rodrigo Vasconcelos de Oliveira, e como Subsecretário Regional das Pescas manter-se-á Marcelo Leal Pamplona.Relembramos que nas últimas eleições, realizadas a 19 de Outubro, o Partido Socialista conseguiu na Graciosa 50,35% dos votos.