Traduzir

Rádio Graciosa


10 outubro 2008

Investimento Público aumentou 17,4 por cento.

O investimento da Administração Regional realizado nos primeiros nove meses deste ano superou, em 17,4 por cento, o concretizado no período homólogo de 2007, registando um aumento nominal de 36,4 milhões de euros.
Para o vice-presidente do Governo esses valores estão para além das “previsões e das expectativas assumidas pelo Governo no Orçamento da Região” e revelam que foi possível “consolidar o incremento do investimento público”.
“Os resultados alcançados devem-se à continuidade de uma política de estabilidade e equilíbrio orçamental assente, essencialmente, na contenção e rigor na execução da despesa corrente e valorização do investimento público”, sublinhou Sérgio Ávila.
De acordo com o governante, o desempenho da Administração Regional nesse domínio caracterizou-se, nos últimos anos, pelo cumprimento “integral dos objectivos definidos para as finanças públicas regionais, nomeadamente quanto ao aumento significativo do investimento público”.
A plena execução da Lei de Finanças Regionais e o crescimento da economia açoriana, conjugados com um aumento da execução dos fundos comunitários são outros dos motivos apontados para explicar a consolidação e capacidade de execução plena do Plano de Investimentos de 2008.
A execução orçamental dos primeiros nove meses do ano demonstra “o rigor e a credibilidade do Orçamento e Plano de Investimento para 200 apresentados pelo Executivo e reforçam a consolidação das finanças públicas regionais e o seu contributo para continuar a assegurar um clima de segurança, estabilidade e confiança às empresas e famílias açorianas”, considerou Sérgio Ávila.
O vice-presidente do Governo confirmou, ainda, que até ao final do corrente ano será possível reduzir em mais de 15 milhões de euros o volume das responsabilidades avalizadas pela Região, “o que demonstra a sustentabilidade do sector público empresarial regional e a sua consolidação financeira”.
Como demonstram os dados disponíveis, “a boa saúde financeira da Região, a estabilidade orçamental e o pleno equilíbrio das contas públicas regionais são objectivos que se têm vindo a concretizar” é uma realidade, constituindo-se o investimento público e o respectivo aumento como “um incentivo ao incremento do investimento privado cujo impacto ao nível da produção e rendimento dos açorianos é cada vez mais positivo”, acrescentou.

Twitter Facebook Favorites More