As candidaturas apresentadas pelo Governo dos Açores para classificação pela Convenção RAMSAR de onze zonas húmidas da Região, incluindo Furna do Enxofre da Caldeira da Graciosa, foram aceites pelo respectivo Congresso.A Convenção RAMSAR, que tem o nome da cidade iraniana onde foi assinada em 1971, constitui um dos primeiros tratados globais para a conservação da Natureza e visa fomentar a conservação de zonas húmidas, estabelecendo reservas naturais e assegurando a sua protecção e gestão apropriadas.
As candidaturas apresentadas pela Região foram elogiadas pela conselheira da Convenção RAMSAR que felicitou o Executivo açoriano pela “excelente qualidade das candidaturas”, considerando-as como as “melhores” que já analisou.
As zonas açorianas propostas vão ser objecto de um Plano de Gestão Integrado com outras figuras de classificação que a maioria dos sítios possui ao abrigo de outra legislação ou convenções (Parques Naturais de Ilha, Rede Natura 2000, Convenção OSPAR e Reservas da Biosfera).
Nos Açores, as fajãs dos Cúbres e de Santo Cristo, em São Jorge, já possuem este tipo de classificação que certifica essas áreas no âmbito da gestão da água e da manutenção dos seus ecossistemas naturais a nível mundial.
As novas áreas propostas são a Furna do Enxofre (Graciosa), o Caldeirão (Corvo), Planalto Central – Morro Alto (Flores), Caldeira (Faial), Planalto Central - Achada (Pico), Planalto Central – Pico da Esperança (São Jorge), Planalto Central – Furnas do Enxofre – Algar do Carvão (Terceira), Complexo Vulcânico do Fogo, Complexo Vulcânico das Furnas, Complexo Vulcânico das Sete Cidades (São Miguel) e Ilhéus das Formigas e Recife Dollabarat (Santa Maria).
As candidaturas foram elaboradas pela Secretaria Regional do Ambiente e do Mar com a direcção técnica e científica da Secção de Geografia da Universidade dos Açores, sob a coordenação de João Mora Porteiro.



quarta-feira, outubro 08, 2008
Rádio Graciosa