Ontem reuniram os pais e professores dos alunos da escola básica de Santa Cruz para falarem do problema da falta de pessoal auxiliar naquele estabelecimento de ensino.Segundo apurámos a escola conta com cerca de 120 alunos, sem contar com a pré, e tem 3 auxiliares de educação o que é considerado pouco, principalmente durante as horas das refeições.
Para ultrapassar estas dificuldades, foram sugeridos pelos pais várias soluções que vão desde o voluntariado dos pais, até ir buscar pessoal que recebe subsídio de desemprego, através de protocolos com o centro de emprego.
Procuramos saber junto da responsável por aquela escola, professora Cláudia e de uma mãe, Anabela Simões, o que pensam sobre esta problemática.
Na opinião da Professora Cláudia, esta situação é preocupante, e na reunião de ontem, focou-se principalmente a problemática da violência nas escolas.
A responsável por aquela escola ainda salientou que o mais importante é a segurança das crianças, e só com os auxiliares que dispõem, é uma tarefa complicada.
Segundo Anabela Simões, mãe de uma das crianças que frequenta esta escola, trata-se de uma situação delicada em que apenas 3 funcionárias têm ao seu encargo todas as tarefas que é preciso executar numa escola com cerca de 120 crianças.
Na sua opinião, já que o Governo Regional não toma nenhuma medida, as hipóteses para melhorar a situação passará por pedir alguém que esteja inserido no programa do rendimento mínimo garantido, através do Serviço de Acção Social.
Anabela Simões salientou que uma medida mais drástica a tomar, será o fecho da escola por um ou dois dias até se resolver o problema.
Esperemos que esta situação se resolva o mais rápido possível.



quinta-feira, outubro 30, 2008
Rádio Graciosa