
Para a Coligação Democrática Unitária, a Ilha Graciosa e os Graciosenses tem estado votados ao esquecimento pelo Governo Regional e Assembleia Legislativa Regional.
Segundo Aníbal Pires, nada tem sido feito para combater a desertificação, a saída de juventude da ilha, a falta de emprego para os jovens, para além do trabalho precário, sem direitos e mal pago.
Por isso a CDU defende um conjunto de medidas que possam também resolver os problemas dos transportes aéreos e marítimos, quer de cargas, quer de passageiros, para que tenham mais frequência e a preços sociais e de serviço público, para além de melhoramentos e adaptações que continuam a necessitar o porto e a aerogare da ilha.
A CDU elege como um dos principais problemas a resolver na Graciosa, a falta de água, pois segundo Aníbal Pires, é conhecido na Região o problema da escassez de água na ilha, e que a CDU elege um problema regional, que deve ser resolvido imediatamente.
Melhores cuidados de saúde, garantia de escoamento do pescado, distribuição e comercialização dos produtos agrícolas e promover o turismo com um modelo assente na salvaguarda e valorização do património natural e cultural são objectivos da CDU. A Coligação Democrática Unitária vai ainda lutar por reformas dignas e a defesa dos direitos de quem trabalha, pelo aumento dos salários e rendimentos das famílias açoreanas.
A melhoria das condições de vida dos açoreanos é a principal prioridade da CDU, pois é essencial ao desenvolvimento sustentável, equilibrado e harmonioso e da ilha e da região.
Segundo Aníbal Pires, a utilidade do voto é na CDU, e provas disso já foram dadas com deputados que esta força política já teve no Parlamento Açoreano, que sempre defenderam todas as ilhas, numa actuação brilhante enquanto deputados regionais.
Aníbal Pires garante que eleger deputados da CDU é garantir a voz dos Graciosenses no parlamento regional, garantindo que os candidatos da CDU na Graciosa, liderados por Sérgio Melo, são de confiança.
Uma lista jovem que sente como ninguém os problemas da sua ilha e que sabem o que querem para esta ilha, para que não continue votada ao esquecimento.
A CDU apela aos Graciosenses para o voto nesta coligação, por ser a voz necessária no Parlamento Regional, em defesa de todas as ilhas.