Traduzir

Rádio Graciosa


03 outubro 2008

Artur Lima denuncia “Função Pública está a ser colonizada por comissários político-partidários”

O Presidente do CDS-PP Açores, Artur Lima, denunciou, esta quinta-feira, em conferência de imprensa, “um escandaloso processo de colonização político-partidária e de favorecimento político” na Administração Pública Regional.
Em causa, segundo o cabeça de lista pela Ilha Terceira e pelo novo Círculo Regional de Compensação às Regionais de 19 de Outubro, está um mestrado em gestão de saúde que será ministrado pela Escola Superior de Enfermagem de Angra do Heroísmo, onde à partida “a Direcção Regional de Saúde reservou 20 vagas para comissários políticos e lhes vai pagar as propinas”.
“Alguns destes dirigentes não fazem parte dos quadros da função pública e outros nem sequer têm nota para estar neste curso. Se tivessem concorrido como é normal tinham sido excluídos por falta de nota”, acrescentou.
Mas para o CDS-PP o que é “verdadeiramente inaceitável” é que, sendo este mestrado para quadros técnicos e dirigentes do Serviço Regional de Saúde, “os senhores escolhidos pela Direcção Regional de Saúde tenham as propinas pagas pelo Governo, enquanto os quadros técnicos do Serviço Regional de Saúde que conseguiram vaga por mérito e capacidade própria pagam as propinas do seu bolso”.
Para pôr cobro a tais situações o CDS-PP propõe duas medidas muito simples: primeiro, “reduzir, ao mínimo, os cargos de nomeação política”; em segundo lugar, propõem que “o recrutamento das chefias deve ser feito por concurso, mas com um júri sorteado e não escolhido”.

Twitter Facebook Favorites More