Traduzir

Rádio Graciosa


29 outubro 2008

Açores mantêm quota do goraz para o biénio 2009-2010.

A frota açoriana é a única no espaço comunitário que conseguiu manter, no biénio 2009-2010, a quota de captura do goraz em vigor nos dois anos imediatamente anteriores.
Segundo uma decisão tomada segunda-feira, no Luxemburgo, pelo Conselho de Ministros das Pescas numa reunião em que participou o subsecretário regional do sector, Marcelo Pamplona, nos próximos dois anos os pescadores açorianos continuarão a realizar capturas de goraz até um limite anual de 1.116 toneladas.
A Comissão Europeia pretendia uma redução dessa quota, assim como dos limites máximos de pesca do alfonsim.
Segundo Marcelo Pamplona, os ministros revelaram-se sensíveis aos argumentos açorianos, atribuindo aos Açores a liberdade de poder impor medidas regionais de gestão relacionadas com o tamanho mínimo de captura do goraz.
Na reunião foi decidida, no entanto, uma redução da quota referente ao peixe-espada preto, com limites de capturas estabelecidos em conjunto com o Continente, sendo que, para esta espécie, os Açores conseguiram manter valores que permitem continuar a desenvolver a pescaria.
A diminuição das quotas residuais para as capturas de tubarões e da abrótea do alto foram outras das deliberações saídas do Conselho de Ministros das Pescas.

Twitter Facebook Favorites More