Traduzir

Rádio Graciosa


30 setembro 2008

Regimes de comércio de licenças de emissão de gases com efeito de estufa poderão ser preocupantes para os Açores.

O deputado Paulo Casaca participou numa aula sobre "Europa: Globalização, Energia, Ambiente", que teve lugar na Escola Básica e Secundária da Graciosa.Promovida pelo Clube Europeu daquele estabelecimento de ensino, a iniciativa dirigiu-se a alunos dos 10º, 11º e 12º anos de escolaridade das áreas de Economia e Ciências Sociais e foi aberta à comunidade local.O eurodeputado falou de diversos aspectos relacionados com o direito comunitário na área do ambiente e energia, designadamente no domínio da protecção dos recursos marinhos nos Açores e das alterações climáticas, com especial destaque para o impacto da revisão do regime de comércio de licenças de emissão de gases com efeito de estufa da comunidade nas Regiões Ultraperiféricas.
A renovação do Protocolo de Quito é para Paulo Casaca um dos grandes objectivos pelo qual passa agora a União Europeia, sendo a cimeira de Copenhaga fundamental para esse passo.
As novas políticas no âmbito da emissão de CO2 são preocupantes, segundo Paulo Casaca, porque levarão a um aumento do preço das passagens. As ligações inter-ilhas estão isentas, mas o mesmo não se passa nas ligações dos Açores para continente, madeira e qualquer outro país.
Uma posição que salvaguarde as regiões ultraperiféricas é o objectivo das acções que o euro-deputado vai desenvolver ainda esta semana.
Regime de comércio de licenças de emissão de gases com efeito de estufa da comunidade nas Regiões Ultraperiféricas principal assunto na agendo do eurodeputado Paulo Casaca.

Twitter Facebook Favorites More