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Rádio Graciosa


15 setembro 2008

Navio Ilha Azul atracou Domingo com sucesso.

Atracou ontem com sucesso, o navio ilha azul, no porto comercial da Graciosa.
Esta situação de incerteza, se atraca ou não, faz que cada vez menos os turistas arrisquem vir à Graciosa, com as devidas consequências para a economia da Ilha, que já é tão frágil.
Recordamos que ao início da noite da passada Sexta-feira dia 12 de Setembro, o Navio Ilha Azul tinha uma escala prevista com a Graciosa, mas ao chegar perto dos ilhéus do Carapacho, o seu comandante decidiu não realizar a manobra de atracação, segundo comunicado da empresa, devido ao mau tempo. O navio trazia cerca de 50 passageiros e na Graciosa aguardavam cerca de 30 passageiros para embarcarem.
Os passageiros que vinham para a Graciosa tiveram a informação que o cancelamento devia-se ao mau tempo, com o vento a 30 nós, o que só foi dito aos passageiros por uma funcionária. A falta de informação a bordo é uma queixa feita pelos passageiros, que no caso de turistas estrangeiros que não falavam português só tiveram o devido esclarecimento nessa língua quando já estavam a chegar à Terceira. Segundo conseguimos apurar os passageiros foram realojados no Hotel de Angra, com direito a refeições, no entanto não tiveram direito ao jantar de Sexta-feira, nem almoço de Domingo.
Houve passageiros que pediram à Atlanticoline que pagasse a diferença entre a passagem marítima e aérea para chegarem de avião o mais rapidamente à Graciosa, o que a empresa não aceitou, preferindo gastar cerca de 250 euros por passageiro que alojou do que pagar os cerca de 25 a 30 euros de diferença entre as duas passagens.
As pessoas que vieram de avião, pagaram a passagem à sua custa, depois de terem sido reembolsadas pela Atlanticoline pela passagem marítima.
Alguns turistas acabaram por desistir da viagem à Graciosa e no caso de um grupo de jovens de São Miguel, o fim de semana que vinham de propositadamente passar à Graciosa, passaram na Terceira.
Falta de informação a bordo, um pedido de desculpas e não comparência do Comandante para dar explicações, são as queixas que ouvimos de um passageiro que se encontrava a bordo.
No entanto de referir que o Ilha Azul tem livro de reclamações, que foi logo assinado por um grande número de passageiros.
A Atlânticoline, empresa de capitais públicos, continua a prestar um mau serviço a esta Ilha, e aos que a querem visitar.

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