Traduzir

Rádio Graciosa


12 setembro 2008

Governo garante que não há transições administrativas nas escolas dos Açores.

O secretário regional da Educação e Ciência garantiu na Horta, que nas escolas açorianas não há “transições administrativas” para melhorar as taxas de sucesso escolar.
Segundo Álamo Meneses, que falava no Parlamento açoriano, o que se faz nos Açores, a exemplo do que é também prática em muitos países europeus, é um “encaminhamento diferente dos alunos”.
A retenção de alunos no novo ano não traz qualquer vantagem e só contribui para aumentar os níveis de abandono escolar precoce, observou o governante.
Álamo Meneses lembrou, ainda, que o ensino nos Açores, já não tem, hoje em dia, um único caminho, apontado à universidade, havendo, antes, mais alternativas, com destaque para o ensino profissional.
Não é a “chumbar por chumbar” que se consegue um ensino de sucesso, alegou o governante, adiantando que a história já se encarregou de condenar essa política.Durante cem anos, foi isso que se fez em Portugal e o resultado traduziu-se no “condenar gerações e gerações à ignorância e à exclusão”, observou o titular da Secretaria da Educação e Ciência.

Twitter Facebook Favorites More