Traduzir

Rádio Graciosa


02 setembro 2008

Construção do Centro de visitação da furna do Enxofre está parada há meses.

A Comissão Política de Ilha Graciosa do Partido Social Democrata emitiu ontem um comunicado criticando o Governo Regional em relação ás obras na Furna do enxofre.
O comunicado assinado por João Costa, presidente do PSD Graciosa, afirma que em Julho de 2006 foi apresentado na Graciosa o projecto de construção de um centro de visitação da furna do Enxofre da Caldeira da Graciosa.
Volvidos dois anos, na recente visita de Março de 2008 à ilha Graciosa, o Governo Regional lançou a primeira pedra daquela obra, prometendo a sua conclusão no prazo de oito meses, garantido que o edifício, seria construído em harmonia com a natureza que envolve a furna do enxofre, de forma a “promover uma integração o mais perfeita possível entre o construído e o natura ”, e ter afirmado que esta construção seria uma realidade no prazo de oito meses, o que é certo, é que aquela obra está parada há meses, e citámos.
Segundo o comunicado de João Costa, tanto quanto se sabe a obra foi mal programada e não lhe antecederam os necessários estudos geológicos que permitissem a sua perfeita integração com o meio envolvente, conforme prometia o Governo há mais de dois anos aquando da apresentação daquele projecto.
Os sociais democratas vão mais longe e declaram que na realidade, o que o governo procurou, foi lançar uma infra-estrutura para inaugurar em cima das eleições, sem cuidar de saber se esta construção estava projectada de modo a acautelar os verdadeiros interesses da ilha Graciosa.
No final do comunicado o PSD lembra que a obra da Furna do Enxofre virá permitir uma melhor oferta turística e será um pólo de atracção de estudo sobre os fenómenos vulcânicos. Disso ninguém duvida. Mas não pode a ilha Graciosa continuar a ser uma ilha Governada em cima do joelho, sem ouvir os Graciosenses e sem estudar os dossiers, e citámos o comunicado elaborado por João Bruto da Costa, presidente do PSD Graciosa.

Twitter Facebook Favorites More