A Secretaria Regional do Ambiente e do Mar promoveu ontem nesta ilha, a apresentação do Centro de Resíduos da Graciosa, actualmente em fase de concurso público.A infra-estrutura a construir, numa parceria com a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa que cedeu o terreno, vai situar-se no Quitadouro, na zona industrial do Concelho.
Trata-se de uma estação por compostagem fechada, com tratamento de odores, sendo construído depois um aterro sanitário na mesma zona. O custo total da obra será de 4,2 milhões de euros.
Segundo Ana Paula Marques, trata-se de uma promessa que o presidente do governo tinha feito, de construir nas ilhas de coesão, estando a decorrer a fase de análise das propostas, que deverá ter inicio no final de 2008 ou principio de 2009.
Uma infra-estrutura que trará benefícios para a ilha, que vai passar a ter recolha selectiva e os resíduos tratados e processados, tal como explicou a Secretária Regional do Ambiente e do Mar.
A Ilha Graciosa, a par da ilha das Flores, é a primeira ilha do arquipélago a receber uma infra-estrutura com este nível máximo de qualidade e directivas comunitárias.



quinta-feira, setembro 18, 2008
Rádio Graciosa