Traduzir

Rádio Graciosa


01 setembro 2008

Campanha de sensibilização para fomento da agricultura biológica alargada a várias ilhas.

Neste momento está a decorrer uma campanha de sensibilização para fomentar a agricultura biológica alargada a várias ilhas que se prolonga até 28 de Setembro.
A iniciativa, em curso nas ilhas Graciosa, Faial, Pico, São Jorge e Terceira, decorre em duas fases, sendo que a primeira tem por objectivo elaborar um inquérito em cada exploração agrícola, contactando directamente potenciais agricultores biológicos, no sentido de obter uma avaliação da situação geral, nomeadamente quanto à sua caracterização, tipo de produção e ao interesse do empresário na implementação daquela agricultura considerada mais saudável.
O governo regional vai realizar, posteriormente, ao nível de ilha, uma reunião com todos os agricultores intervenientes para os sensibilizar relativamente às vantagens da prática da agricultura biológica, procedendo à divulgação dos apoios ao nível técnico, quer para a produção, quer ainda para a comercialização e informação sobre os mercados e a sua especificidade.
Com esta campanha desenvolvida em colaboração com a Cooperativa BioAzórica e numa acção conjunta da Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, o executivo açoriano pretende fomentar uma produção agrícola que contribua para o crescimento sustentado da agricultura biológica e que possa concorrer para a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade dos produtos.
A participação dos agricultores nestas acções, que se iniciaram a 18 deste mês, tem-se saldado como muito positiva, estimando-se uma envolvência, nesta primeira fase, de mais de 200 agricultores em relação àquelas cinco ilhas.
A agricultura biológica tem vindo a aumentar na Região, havendo, no entanto, mais espaço para este tipo de agricultura, cuja grande vantagem é optimizar os recursos da exploração agrícola, reduzir a utilização de meios de produção importados e a isenção de adubos e de pesticidas sintéticos.
Sensibilizar os agricultores açorianos para os benefícios e vantagens da agricultura biológica, nas vertentes produtiva e económica, articulando-as com benefícios para a imagem dos produtos agrícolas dos Açores, positivamente relacionados com o Ambiente e a qualidade de vida.

Twitter Facebook Favorites More