Cada açoriano vai dispor, até final do ano, de um posto de atendimento da Rede Integrada de Apoio ao Cidadão a menos de 10 quilómetros da sua residência, prevendo-se que, em Dezembro, estejam em funcionamento 45 dependências da RIAC dispersas por meios rurais e urbanos das nove ilhas.
Numa primeira fase, o Executivo definiu como objectivo de expansão da RIAC a abertura de postos de atendimento nas zonas mais afastadas dos maiores centros populacionais, avançando, depois, para a sua implantação em áreas urbanas, no pressuposto de que importa assegurar a prestação de um serviço aos cidadãos, independentemente da sua localização.
Na escolha das zonas de implantação da rede, o Governo teve em conta factores como a dimensão média da freguesia e freguesia limítrofes, evolução da população, dimensão da faixa etária superior aos 25 anos e do segmento populacional dos reformados, aposentados e domésticos.
Além dos serviços já assegurados, que vão dos pagamentos de facturas de electricidade à aquisição de bilhetes de viagens de barco ou à emissão do Cartão do Cidadão, a RIAC deverá passar a garantir proximamente, através do seu Centro de Contactos, atendimento telefónico na área da Saúde, permitindo, nomeadamente, a marcação de consultas médicas ou assistência clínica por telefone.
Numa primeira fase, o Executivo definiu como objectivo de expansão da RIAC a abertura de postos de atendimento nas zonas mais afastadas dos maiores centros populacionais, avançando, depois, para a sua implantação em áreas urbanas, no pressuposto de que importa assegurar a prestação de um serviço aos cidadãos, independentemente da sua localização.
Na escolha das zonas de implantação da rede, o Governo teve em conta factores como a dimensão média da freguesia e freguesia limítrofes, evolução da população, dimensão da faixa etária superior aos 25 anos e do segmento populacional dos reformados, aposentados e domésticos.
Além dos serviços já assegurados, que vão dos pagamentos de facturas de electricidade à aquisição de bilhetes de viagens de barco ou à emissão do Cartão do Cidadão, a RIAC deverá passar a garantir proximamente, através do seu Centro de Contactos, atendimento telefónico na área da Saúde, permitindo, nomeadamente, a marcação de consultas médicas ou assistência clínica por telefone.