Traduzir

Rádio Graciosa


25 agosto 2008

1º diálogo Rural Participativo foi muito enriquecedor e positivo.

A Cooperativa BioAzórica com a parceria e o apoio da Direcção Regional do Desenvolvimento Agrário promoveu o 1º Diálogo Rural Participativo da Ilha Graciosa: Problemas e Oportunidades, que se realizou no Serviço de Desenvolvimento Agrário da Graciosa, tal como nos disse Marcela Sobral, membro da coordenação do projecto de Diálogo Rural Participativo.
Esta actividade insere-se num projecto mais amplo que engloba a visita a todas as ilhas do grupo central para um levantamento de alguns dados sobre as práticas agrícolas locais, através do contacto directo com os agricultores, promover simultaneamente o aumento do número de produtores biológicos, incrementar a Agricultura Biológica, contribuir para a divulgação da imagem externa dos Açores, afirmando-a como uma Região moderna, com excepcionais parâmetros em defesa do ambiente e preocupada em fazer Agricultura de qualidade.
Cecília Melo, igualmente membro da coordenação do projecto de Diálogo Rural Participativo disse aos nossos microfones, que este encontro teve por objectivo promover uma reflexão conjunta entre os promotores e os agricultores locais sobre as potencialidades da agricultura na ilha Graciosa. Pretendeu-se assim criar espaço para a avaliação e o diálogo, possibilitando a troca de informações entre os participantes, a partir das experiências pessoais e colectivas e que podem permitir um entendimento mais amplo da realidade local.
No final delineou-se algumas perspectivas futuras baseadas na discussão prévia, explorando essencialmente as potencialidades da agricultura biológica, o papel da cooperativa BioAzórica, compartilhadas com as iniciativas do Governo Regional para o desenvolvimento e promoção deste tipo de agricultura.
Também mostraram aos agricultores Graciosenses o trabalho que é feito nesta cooperativa, nomeadamente a banca de mercado da cooperativa, bem como alguns produtos que têm vindo a desenvolver.
Na opinião de Cecília Melo, este 1º diálogo Rural Participativo foi muito enriquecedor e positivo.
Cooperativa BioAzórica aposta na utilização de produtos biológicos, tal com os nossos antepassados faziam, para bem da saúde de tudo e todos.

Twitter Facebook Favorites More