O Governo dos Açores lançou terça-feira a campanha institucional do “Plano Operacional de Marketing”, destinado a reforçar a captação de novos mercados para os lacticínios regionais e a beneficiar todo o sector agro-alimentar, potenciando os investimentos dos empresários na promoção e valorização das suas marcas e produtos.
Na cerimónia de apresentação do projecto, realizada em Ponta Delgada, o secretário regional da Agricultura e Florestas sublinhou que a introdução da “Marca Açores”, em que se baseia o plano, se tornou possível pela implementação de programas de auto-controlo, de formação profissional, de vulgarização de informação, de rastreabilidade das produções e dos produtos agrícolas que permitiram a “oferta de garantias adicionais de segurança alimentar e de defesa da saúde pública”.
Para determinados produtos, como a meloa e alho da Graciosa, a meloa de Santa Maria, ou do ananás de São Miguel, o Governo tem disponibilizado um grande apoio à criação e execução de planos estratégicos, desenvolvidos com novas dinâmicas organizacionais, com trabalho técnico e científico de caracterização da sua tipicidade e diferenciação, com a melhoria da sua imagem e com a criação ou dinamização de iniciativas com orientação de mercado, acrescentou.
Noé Rodrigues disse, ainda, que o Governo decidiu adoptar uma correcta articulação do “Plano Operacional de Marketing” com as iniciativas desenvolvidas pelos agentes económicos em matéria de promoção, divulgação e publicitação de produtos e marcas dos Açores.Para tanto, a Secretaria da Agricultura e Florestas elaborou, em parceria com a Secretaria Regional da Economia, uma minuta do protocolo que permitirá disponibilizado aos empresários do sector agrícola a possibilidade de usarem o símbolo “AÇORES” em produtos de qualidade.
Na cerimónia de apresentação do projecto, realizada em Ponta Delgada, o secretário regional da Agricultura e Florestas sublinhou que a introdução da “Marca Açores”, em que se baseia o plano, se tornou possível pela implementação de programas de auto-controlo, de formação profissional, de vulgarização de informação, de rastreabilidade das produções e dos produtos agrícolas que permitiram a “oferta de garantias adicionais de segurança alimentar e de defesa da saúde pública”.
Para determinados produtos, como a meloa e alho da Graciosa, a meloa de Santa Maria, ou do ananás de São Miguel, o Governo tem disponibilizado um grande apoio à criação e execução de planos estratégicos, desenvolvidos com novas dinâmicas organizacionais, com trabalho técnico e científico de caracterização da sua tipicidade e diferenciação, com a melhoria da sua imagem e com a criação ou dinamização de iniciativas com orientação de mercado, acrescentou.
Noé Rodrigues disse, ainda, que o Governo decidiu adoptar uma correcta articulação do “Plano Operacional de Marketing” com as iniciativas desenvolvidas pelos agentes económicos em matéria de promoção, divulgação e publicitação de produtos e marcas dos Açores.Para tanto, a Secretaria da Agricultura e Florestas elaborou, em parceria com a Secretaria Regional da Economia, uma minuta do protocolo que permitirá disponibilizado aos empresários do sector agrícola a possibilidade de usarem o símbolo “AÇORES” em produtos de qualidade.