Traduzir

Rádio Graciosa


29 julho 2008

Importação de carne sem dados nos Açores.

O PSD/Açores denunciou a falta de informação sobre a importação de carne de bovino feita, nos últimos anos, a partir da região. Segundo um requerimento enviado à assembleia legislativa "desconhece-se a quantidade de carne que entra no mercado açoriano e qual a sua procedência", pelo que foi feito um pedido à tutela de esclarecimentos sobre a quantidade "que foi importada, de países terceiros, desde 2004 até ao momento, bem como a sua proveniência".
Salientando que, segundo os produtores, "as medidas comunitárias em matéria de segurança alimentar, meio ambiente e bem-estar animal, elevam consideravelmente os custos de produção", o PSD quer saber se a carne importada "cumpre todos esses requisitos", pois é impossível aos agricultores locais serem "competitivos nos preços, caso não haja o cumprimento das referidas regras", explicam.
Segundo o deputado António Ventura, porta-voz do PSD para o sector da agricultura é também "importante" saber "que tipo de peças de talho de carne de bovino são importadas", e se o governo vai "promover internamente" os benefícios do consumo de carne produzida na região. Como explica, a "encruzilhada dos produtores é visível" e, "sem escoamento, com o preço do quilo da carne a descer e sem possibilidades de recurso aos fertilizantes", isto atendendo ao seu elevado preço, eles encontram-se num "beco sem saída", diz o parlamentar.
Os social-democratas acrescentam que, nos Açores, "persiste a crise no subsector da produção de carne de bovino", cujo preço "não pára de descer ao produtor", numa queda que se verifica "desde Janeiro de 2007". Os social-democratas falam mesmo numa "crise sem precedentes", já que "nem mesmo os anos das "vacas loucas" foram tão negativos para o rendimento dos produtores de carne de bovino" da região.

Twitter Facebook Favorites More