
Com esta anuência, passam a existir, a partir de agora, nos Açores, seis parques naturais de ilha, depois de já terem sido criados em Maio passado os parques de São Miguel e do Pico.
Os parques das ilhas Graciosa, Santa Maria, e Faial integram áreas terrestres e marítimas classificadas como reserva natural e área protegida de gestão de recursos. No conjunto destes quatro novos parques, apenas existem monumentos naturais em Graciosa e Santa Maria.
A proposta de legislação sobre o parque natural da ilha Graciosa mereceu algumas críticas, por ser demasiado restritiva para os Graciosenses, chegando a merecer parecer negativo do conselho de ilha.Na semana passada, a pedido de um grupo de cidadãos, deslocou-se propositadamente à nossa Ilha, o director regional do ambiente, Frederico Cardigos, para esclarecer alguns artigos do decreto legislativo, sobre o parque natural da ilha Graciosa.
A reunião culminou na alteração de vários artigos que se relacionavam com a área marítima.Nas reservas dos ilhéus da Praia e do Carapacho, vai ser autorizado pelos serviços de ambiente, a pesca lúdica e apanha das famosas cracas, e à navegação com prudência.Na ponta da restinga do Carapacho e Serra Branca, outras zonas que estavam interditas, quer à navegação quer à pesca lúdica, vai ser autorizada a visita às suas baías e pesca de corrico.
Luís Henrique Silva, deputado do PSD, eleito pelo circulo eleitoral de Santa Cruz da Graciosa, afirmou que as alterações feitas ao documento, algumas das quais por proposta do PSD, foram essenciais que o documento permitisse que as pessoas possa utilizar o que é da Graciosa, sempre com regras. Para o deputado, a proposta inicial era inaprovável, com falta de coerência, pois não faz sentido que se criem reservas, que não podem ser utilizadas em condições com as pessoas, sendo uma mais valia para as pessoas desta ilha.
Segundo o deputado graciosense a opinião do Conselho de Ilha foi sem duvida fundamental neste processo, pois foi a partir do parecer negativo daquela orgão é foi iniciada a alteração da proposta.A Rádio Graciosa tentou contactar o deputado graciosense pelo PS José Àvila, até ao momento sem sucesso.