Traduzir

Rádio Graciosa


28 julho 2008

Agricultores Graciosenses bastante afectados pela crise no sector da carne.

O sector agrícola atravessa neste momento uma das crises mais graves dos últimos anos no sector da carne.
A subida dos preços dos produtos, em especial os cereais, lava a que os agricultores tenham cada vez mais custos na engorda dos animais.
João Mendonça, presidente da Associação de Jovens Agricultores, afirma ser também um factor muito importante a contribuir para esta situação, a crise económica que se atravessa e que lava o consumidor a adquirir menos carne e quando o faz opta pela mais barata, que chega ao nosso pais de outros locais longínquos, nomeadamente da América do Sul.
A carne IGP, não teve a aceitação que os agricultores mantinham expectativa para valorização.
Os agricultores Graciosenses têm agora nova confiança nos outros tipos de carne, em que apareceram recentemente novas parcerias para exportação de animais da Graciosa para São Miguel, onde são abatidos para depois serem transportados em carcaça para o continente.
Outra situação a contribuir para a crise no sector da carne, está o facto do quilo de carne estar constantemente a aumentar, o que se verifica nos talhos, mas o preço a que é adquirida ao produtor não aumenta, chegando mesmo a baixar.
Os agricultores graciosenses estão a vender carne a menos 1 euros o Kg do que no ano passado. Os objectivos das associações agrícolas é acabar com os intermediários, que é quem está a ficar com lucro todo.
Muitas dificuldades têm havido também na exportação de gado, pois se os transportes marítimos de carga já não eram bons para a Graciosa, depois que o Porto Comercial entrou em obras a situação agravou-se muito mais.
A APTG tem tentado minimizar os efeitos desta situação, o que não tem conseguido evitar diminua um pouco o seu valor, por isso esperam apreensivos pela conclusão das obras.
Obras no Matadouro são também muito desejadas pelos agricultores para que possam exportar animais em carcaça, o que facilitaria não só a actividade dos agricultores, mas também trará mais emprego à ilha com a criação de uma sala de desmancha e aumento da capacidade de frio.

Twitter Facebook Favorites More