Traduzir

Rádio Graciosa


17 junho 2008

População da Beira-Mar da Rochela pondera manifestação para exigir medidas urgentes para aquela zona.

A Assembleia Municipal de Santa Cruz da Graciosa reuniu ontem nos Paços de Concelho, com dois únicos pontos na ordem de trabalhos, a apreciação da situação financeira e das actividades da Câmara Municipal e o Protocolo a celebrar com a Junta de Freguesia de Guadalupe para ampliação do Cemitério de Guadalupe.
No período antes da ordem do dia, os deputados municipais aproveitaram para questionar a Câmara Municipal sobre vários assuntos, alguns deles abordados já em reuniões anteriores.
Luís Vasco Gregório, da bancada PS, questionou José Aguiar sobre o problema do paul, que dá muito mau aspecto à vila, ao que o autarca explicou que existem plantas para filtrar a água, mas pode acontecer que estas também se propaguem acabando também por cobrir o paul, e informou que já foi feita uma experiência com um produto, que se mostrou prejudicial aos peixes.
Da bancada PSD, Valdemiro Vasconcelos foi o primeiro a usar da palavra para colocar várias questões, nomeadamente a lavagem dos contentores de lixo, qual a sua frequência e se pode haver mais cuidado durante o Verão. O deputado falou ainda do areal da Praia, ao qual o ultimo mau tempo retirou um pouco da areia que tinha sido reposta. Sobre o trânsito n Freguesia de São Mateus quis saber em que ponto está a proposta de alteração que foi entregue e pediu ainda informações sobre o regresso do Ilha Azul, situação que está a trazer consequências grave, bem como o que tem feito a edilidade obre este assunto.
José Aguiar respondeu sobre os contentores de lixo, que é feita com alguma regularidade a sua limpeza, o que poderá ser melhorado no Verão, mas deixou o reparo de que as pessoas não tem cuidado e deitam muitas vezes naqueles recipientes lixo mal acondicionado levado à sua sujidade e maus cheiros, exemplificando mesmo que já chegaram a encontrar animais mortos nesses contentores públicos.
Sobre o areal, o autarca prometeu fazer o que puder no intuito de haver nova reposição.
Sobre o Ilha Azul, José Aguiar esclareceu que semanalmente existe contacto entre edilidade e APTG, sendo agora apontado o final deste mês para a conclusão da primeira fase da obra no Porto Comercial. O autarca disse ter maior preocupação com o transporte de cargas, pois apesar do bom trabalho dos TMG, existe carga cuja chegada à Graciosa é aguardada à cerca de 1 mês, enquanto no transporte de passageiros existem queixas apenas com a viagem das viaturas, mas tem decorrido com normalidade e respondido à procura do número de passageiros de e para a Graciosa.
Manuel Jorge Lobão, falou também do paul, questionando a Câmara se já pôs a hipótese de retirar a tela do fundo para deixar criar lodo como antigamente, o que José Aguiar afirmou nunca ter sido pensado.
Outro deputado da bancada PS a usar da palavra foi Aldevino Felix, que chamou à atenção para a Estrada da Beira-Mar na Rochela e mostrou a sua indignação por morar ali à mais de 20 anos e segundo ele “nunca ter sido tratado como graciosense”, pois já por inúmeras vezes chamou à atenção da Câmara para a degradação daquela zona que continua na mesma. A população tem o direito de exigir que se faça alguma coisa e anunciou mesmo que os moradores daquela zona poderão manifestar-se e podem chegar mesmo a fechar a estrada. O deputado socialista falou ainda dos sanitários públicos da Praia que estão encerrados à cerca de 1 ano. Sobre estes dois assuntos José Aguiar garantiu que vai tomar de imediato diligências para resolver a situação na Rochela e que sobre os balneários públicos na Rua Fontes Pereira de melo, a junta já apresentou proposta de protocolo para a sua recuperação, o que ainda não foi concretizado devido a indisponibilidade orçamental. Foi ainda informado que a própria junta fará pequenos arranjos de modo a abrir a 1 de Julho com as condições mínimas.

Twitter Facebook Favorites More