A Capitania dos Portos da Terceira e Graciosa promoveu ontem na Graciosa uma demonstração de salvamento a náufragos com mota de salvamento marítimo.Esta iniciativa surge no seguimento de dois cursos de salvamento a decorrer de momento na ilha Terceira, um deles é de nadador salvador, não tendo participado ninguém da Graciosa, lacuna que pretendem colmatar com a criação de incentivos para que durante a época balnear possam dar apoio aos vigilantes nas zonas balneares da ilha.
João Gonçalves, Capitão de Portos de Terceira e Graciosa, afirmou à Rádio Graciosa, que dois agentes da Policia Marítima de Santa Cruz da Graciosa vão adquirir formação, no âmbito de salvamento a náufragos com mota de salvamento marítimo.
A mota de salvamento marítimo destinada à Policia Marítima da Graciosa já está na Terceira, devendo vir para a Graciosa logo que termine a formação a decorrer durante esta semana.
O curso de salvamento a náufragos com mota de salvamento marítimo a decorrer na Ilha Terceira consta de três dias de formação intensiva, num total de 30 horas, das quais mais de 20 são de prática e com instrução nocturna.
Com mais este equipamento a Policia Marítima da Graciosa passa a possuir um meio de salvamento mais flexível, a juntar à embarcação semirigida de ponta que já possui.
Os meios existem, mas por outro lado há a dificuldade de conseguir que estes equipamentos estejam em água prontos a utilizar em caso de emergência, o que o capitão de Porto João Gonçalves espera, que fique resolvido com as obras que decorrem no Porto de Pescas.
Ilha Graciosa ainda este mês com uma mota de água, das cerca de 10 motas de salvamento do Arquipélago.



quarta-feira, junho 04, 2008
Rádio Graciosa