Traduzir

Rádio Graciosa


27 junho 2008

Falta de iodo nas crianças causa problemas no desenvolvimento cognitivo e motor.

A falta de iodo nas crianças causa problemas no desenvolvimento cognitivo e motor, cujas consequências vão desde atrasos psíquicos, dificuldade de concentração e estatura reduzida. Sintomas como falta de apetite, estagnação no crescimento e mau desempenho escolar, podem indiciar níveis deficitários do nutriente.
A Direcção-Geral de Saúde (DGS) está a apoiar a investigação e manifesta total empenho na implementação de medidas que levem à introdução de suplementos de iodo. O iodo é um micronutriente essencial ao organismo humano, utilizado pela tiróide na síntese hormonal, responsável pelo normal funcionamento das funções vitais: regulação da temperatura corporal, frequência cardíaca, funcionamento intestinal, força muscular, memória e estados de humor. Está naturalmente presente em certos pescados, frutos, vegetais e água.
A primeira etapa do estudo está terminada e concluiu que 70% das grávidas portuguesas têm carência de iodo. Durante a gravidez, as necessidades do nutriente são maiores, para fazer face aos requisitos de hormonas tiroideias de mãe e filho. Níveis baixos de iodo podem estar na origem de bócio, na gestante e no feto, e perturbações cognitivas, no feto.

Twitter Facebook Favorites More