Traduzir

Rádio Graciosa


14 maio 2008

Dois Graciosenses foram distinguidos com insígnias de Mérito Profissional no Dia dos Açores.

Na passada Segunda-feira celebrou-se o Dia dos Açores, sendo habitualmente reconhecidas entidades, personalidades e instituições dos Açores.
Este ano foi atribuidas12 Insígnias Autonômicas de Reconhecimento e 13 de Mérito a 22 personalidades e a três instituições do arquipélago.A imposição dessas insígnias decorreu na Sessão Solene Comemorativa do Dia da Região Autónoma, que este ano realizou-se nas Velas, ilha de S. Jorge.Com a sua atribuição, o Parlamento açoriano quis “traduzir o reconhecimento da Região para com cidadãos e instituições que se tenham distinguido, pela sua acção, em benefício da comunidade”.De acordo com a mesma Resolução, a Assembleia Legislativa Regional pretende também que esse reconhecimento possa “estimular o aperfeiçoamento do mérito e virtudes que visa distinguir”.
Na lista das insígnias honoríficas açorianas atribuídas este ano pela Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, constam os Graciosenses Hélder Mendonça e Cunha e Manuel Gregório Júnior, ambos na categoria de mérito profissional.
O deputado José Ávila assistiu à cerimónia tendo sido foi mandatado pelas famílias para receber as duas insígnias, que agora ficarão na Graciosa.
O Dr. Manuel Gregório Júnior, Graciosense de nascimento é bem conhecido pelo seu trabalho como médico em prol da Graciosa e das suas gentes, reconhecimento aliás que já lhe foi prestado pelo povo Graciosense, que ergueu um busto seu em frente ao Centro de Saúde de Santa Cruz da Graciosa.
Nas palavras de Luís Vasco Gregório, filho do Dr. Manuel Gregório Júnior, esta homenagem constitui o reconhecimento do trabalho do seu pai. Foi uma pessoa que escolheu viver para a sua terra num período em que a medicina não tinha os métodos de diagnóstico auxiliar que hoje tem, por vezes sozinho ao longo de 40 anos de profissão.
Segundo Luís Vasco Gregório, a atribuição da insígnia Autonômica de Mérito, na categoria de Mérito Profissional a seu pai, é certamente uma honra.
O Dr. Hélder Mendonça e Cunha, também Graciosense de nascimento, foi reconhecido pelos serviços que prestou, em especial ao pais, tendo sido embaixador de Portugal em vários países, tendo sido o seu valor reconhecido e chegado a Embaixador de Portugal no Vaticano, um dos cargos mais ambicionados pelos diplomatas.
A Comenda do embaixador Hélder Mendonça e Cunha, vai ser oferecida ao Museu da Graciosa, que já possui uma pequena parte do seu vasto espólio que deixou no nosso pais.

Twitter Facebook Favorites More