Traduzir

Rádio Graciosa


23 maio 2008

Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade celebrado a 24 de Maio.

Amanhã, 24 de Maio celebra-se o Dia Nacional Contra a Obesidade.
A obesidade é definida pela Organização Mundial de Saúde como “uma doença em que o excesso de gordura corporal acumulada pode atingir graus capazes de afectar a saúde. Os factores que determinam este desequilibro são complexos e incluem factores genéticos, metabólicos, ambientais e comportamentais”.
Pela sua prevalência ser tão elevada, é considerada a epidemia do Século XXI, e a segunda causa de morte possível de prevenir a seguir ao tabagismo. Esta doença nos Açores afecta um em cada dois adultos e uma m cada três crianças, situação que tem vindo a agravar-se.
Segundo comunicado sobre este assunto emitido por um grupo de enfermeiros do Centro de Saúde de Santa Cruz da Graciosa, “o que é preciso conhecer, para saber se uma pessoa tem peso adequado, é o que chamamos de índice de massa corporal (IMC), que calcula-se dividindo o peso (em quilos) pelo quadrado da altura ( em metros).” Se o resultado situar-se entre 18.5 e 25 considera-se peso ideal, entre 25 e 30, excesso de peso e acima de 30 obesidade e acima de 40 obesidade mórbida. Caso o IMC seja inferior a 18.5 é considerado peso baixo. Estes valores são válidos apenas para adultos.
Neste dia alerta-se para a luta contra a pré-obesidade e obesidade, o que só se consegue com uma alimentação saudável, com uma redução do consumo de calorias, privilegiando carnes brancas e magras, legumes, vegetais e frutas e elegendo a água como a bebida a ingerir com abundância ao longo do dia.A prática de exercício físico é também fundamental, devendo ser moderado, com regularidade, pelo menos 3 dias por semana durante 30 minutos.

Twitter Facebook Favorites More