![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjBIirQjNEPGbq8GTGZMWWiwidh_cA8-NaGkffeuVoPZQrnrMekMzoPVDY7fbPtp4Xeje7zm68yJX0f1wCKa5l3-y5hcygwQmYv3CrZUO5jNQxTCQ2MDSQddtEeczM_pv9dHXtJUQ/s200/Imagem+001.jpg)
O evento teve como oradores, profissionais locais com experiencia como, o médico Vasco Rodrigues, Luís Henrique Silva, enfermeiro e deputado Graciosense e Carla Ganso, psicóloga.
O evento também contou com a realização de um rastreio gratuito à diabetes e hipertensão, o qual teve uma adesão significativa.
José Aguiar, presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, deu inicio ao evento, mostrando a sua satisfação por a associação Festa Redonda estar novamente na Graciosa, desta vez a promover um Congresso sobre saúde.
Segundo José Aguiar, qualquer iniciativa que seja promovida na Graciosa é sempre bem vinda, no entanto estas três iniciativas já promovidas pela associação Festa Redonda, economia, educação e agora saúde, são de extrema importância para qualquer comunidade e naturalmente para a Graciosense.
Vasco Rodrigues, médico do centro de Saúde de Santa Cruz da Graciosa, debruçou-se sobre o tema “ Saúde: Perspectivas para o futuro”.
Para além de outros assuntos, Vasco Rodrigues falou da Telemedecina, um equipamento que muita falta faz na Graciosa.
Nas palavras de Vasco Rodrigues, A Telemedecina é um equipamento que tem muitas valias, já que mesmo à distância pode consultar-se médicos de outros locais, e assim melhorar a prestação de cuidados de saúde de toda a população, principalmente a mais idosa.
Luís Henrique Silva, enfermeiro, falou sobre o tema “ A Saúde na Graciosa”. Segundo este profissional, o rastreio é muito importante, porque é a forma mais fácil de prevenir e diagnosticar. O rastreio também permite que normalmente os tratamentos sejam mais baratos, menos dolorosos e com melhor prognóstico.
Para Luís Henrique Silva, é chegada a altura dos Açores acompanharem o que de longa data tem vindo a fazer-se a nível nacional e na comunidade europeia.
A psicóloga Carla Ganso debruçou-se sobre o tema “Promoção do Desenvolvimento Infantil”. Segundo as suas palavras, historicamente, os estudos sobre desenvolvimento infantil têm colocado as características biológicas da população infantil como determinantes principais dos atrasos no desenvolvimento da criança.
Para uma melhor abordagem do desenvolvimento é necessário outra óptica que forneça uma análise multifacetada das variações do desenvolvimento oferecendo uma perspectiva ecológica.
Segundo Carla Ganso, a Intervenção Precoce é uma medida de apoio centrada na família e na criança, a qual é orientada para acções de natureza preventiva, habilitativa, no âmbito da educação, da saúde e da acção social.
José Aguiar, presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, encerrou o Congresso de Saúde da Ilha Graciosa.
Nas palavras de José Aguiar, as intervenções proferidas pelos palestrantes, de alguma forma ou em parte diagnosticaram situações, mas que também apontaram terapêuticas, o que é extremamente importante.
José Aguiar, deixou ainda o repto para que iniciativas deste género ou semelhantes se repitam, sejam elas da responsabilidade da Associação Festa Redonda ou de outra entidade que as queira promover, terminou a sua intervenção felicitando a iniciativa.
O Congresso de Saúde da Ilha Graciosa, terminou com nota positiva não envolvendo nenhuma polémica como a que se gerou aquando da realização do congresso da educação.