Traduzir

Rádio Graciosa


12 maio 2008

Carlos César diz que os terceirenses estão a consumir água de boa qualidade.

O presidente do Governo disse sexta-feira aos jornalistas que o seu executivo e, por maioria de razão, ele próprio, tem acompanhado as notícias vindas a lume sobre a contaminação de aquíferos na ilha Terceira.
Reiterando que “o Governo está sempre disponível para prestar esclarecimentos sempre que tem mais esclarecimentos a dar do que os que já deu”, Carlos César afirmou que, “por iniciativa do próprio Governo, foi feita uma comunicação ao parlamento, dando conta daquilo que o Governo sabia e daquilo que o Governo pretendia fazer e já está a fazer. Nesta fase, é o que nós temos de comunicar ao parlamento”.
Sem deixar de sublinhar a atenção que processos como a da contaminação de solos na ilha Terceira merecem por parte do Governo, frisou que, face à denúncia – feita, aliás, por técnicos que tinham sido os próprios a efectuar estudos, nessa área, há anos atrás, sem terem comunicado ao Governo a existência de qualquer situação anómala –, o Governo Regional entendeu, em cooperação com a Câmara Municipal da Praia da Vitória, ser necessário promover um estudo para completa averiguação da situação.
Por isso, acrescentou Carlos César, o Governo Regional assumiu a responsabilidade financeira por esse estudo, para o qual a Câmara, “no seu entender, bem”, decidiu contratar o Laboratório Nacional de Engenharia Civil, uma entidade com créditos científicos e uma credibilidade internacional que permitirão, numa fase posterior e se for esse o caso, obrigar os prevaricadores a ressarcir a Região e a repor as situações ambientalmente afectadas.
“Portanto, não fazia sentido encomendar à mesma universidade – que, pelos vistos, tinha feiro um estudo para os americanos há uns anos atrás – a indagação da situação que agora ocorreu”, disse o presidente do Governo. Uma situação que se reveste de contornos que não são completamente claros, estando o Governo empenhado no seu cabal esclarecimento.
“Mas o que interessa é dizer aos terceirenses que este assunto está a ser estudado, que a água que está a ser consumida é água de boa qualidade e que, apurado o assunto, o Governo Regional tornará públicos todos os aspectos da indagação feita e tomará todas as decisões necessárias para salvaguardar a saúde pública e a tranquilidade dos cidadãos”, garantiu o presidente do Governo.
E terminou afirmando que “veremos se houve, ou não, responsabilidades, ao longo de todo este processo, de alguma das partes. Se houver responsabilidades, serão devidamente assumidas e publicamente aclaradas.”

Twitter Facebook Favorites More