Traduzir

Rádio Graciosa


15 maio 2008

Caos no Centro de Saúde com apenas 1 médico de serviço.

A situação da prestação de cuidados de saúde de Santa Cruz da Graciosa já teve melhores dias.
A população viu em poucos meses degradar-se a situação dos médicos no Centro de Saúde, passando de 4 médicos para 3, com um deles a caminho da reforma e nos últimos dias tem tido apenas um médico a trabalhar, devido a ausência de um dos clínicos da ilha.
A situação vivida no único centro de saúde desta ilha tem sido de caos nos últimos dias, pois como será de fácil entendimento, 1 médico é pouco para uma população de pouco mais de 4 mil habitantes, na sua maioria idosos.
Uma situação que agravou-se desde o inicio deste ano, altura em que Hélder Baptista deixou a direcção daquela unidade hospitalar e simultaneamente de exercer medicina nesta ilha.
A crise instalou-se no Centro de Saúde de Santa Cruz da Graciosa com desentendimentos entre o médico Hélder Baptista e enfermeiros, situação que trouxe à ilha, Domingos Cunha, Secretário Regional dos Assuntos Sociais, altura em que depois de uma reunião com Conselho de Administração, Hélder Baptista apresentou a sua demissão do cargo de Presidente, cessando funções no Centro de Saúde na Sexta-feira seguinte. A saúde da esposa, que exige permanência no continente, foi a razão que o clinico alegou para deixar o Centro de Saúde desta ilha e regressar ao continente e fez um balanço positivo da sua permanência no Centro de Saúde de Santa Cruz da Graciosa, como médico, e como director.Ainda nesse dia 27 de Fevereiro, Domingos Cunha, Secretário Regional dos Assuntos Sociais dizia em declarações à Rádio Graciosa que seria apenas uma questão de tempo até encontrar um profissional para o cargo, já que todos os planos e programas que estão a ser implementados no Centro de Saúde de Santa Cruz da Graciosa com vista a prestação de cuidados à população da Graciosa, não pode sofrer qualquer atraso ou prejuízo. No final das suas declarações, Domingos Cunha deixou uma mensagem aos Graciosenses, na qual disse que a população tem de encarar esta situação com calma e serenidade, e que têm de manter a confiança em todos os funcionários do Centro de Saúde, já que estes com certeza irão dar sempre à população da Graciosa um grande apoio e os melhores cuidados de saúde.
Uma mensagem que deixou alguma tranquilidade aos Graciosenses há três meses atrás, que agora vêem-se confrontados com um claro agravamento da prestação de cuidados de saúde, devido à falta de pessoal médico.

Twitter Facebook Favorites More