
Fretado pela Atlânticoline, SA, empresa a quem o Governo entregou a operação de transporte marítimo de passageiros e de viaturas este Verão no arquipélago, o “Expresso das Ilhas” vai garantir, até 30 de Junho, o cumprimento dos horários das escalas previstas para o “Ilha Azul” na Graciosa.
Nessa altura prevê-se que o Porto Comercial da Graciosa possa voltar a receber o “Ilha Azul”, sendo que, até lá, o transporte de viaturas com origem e destino na Graciosa será garantido pelos Transportes Marítimos Graciosenses.
Recorde-se que neste momento realiza-se a 1ª fase da obra de ampliação daquele cais, que consta de um cais acostável de 75 metros, estando-se na fase mais delicada, pois já estão colocados pilhares e suas respectivas aduelas, que já aparecem à superfície, sendo que de dia para dia torna-se mais difícil a operacionalidade do porto. Esta foi a razão pela qual foi tomada a decisão de restringir a utilização do Porto Comercial da Ilha Graciosa a navios com mais de 60 metros, o que incluiu o Ilha Azul e os navios porta-contentores, que durante 6 semanas não irão atracar na Graciosa.