Traduzir

Rádio Graciosa


17 março 2008

Carlos César anunciou novas tarifas promocionais, voo ao Domingo todo o ano para Graciosa e Flores e renovação da frota da SATA.

O Governo Regional dos Açores inicia hoje a visita estatutária anual à Ilha Graciosa.
São vários os eventos e encontros que os membros do executivo de Carlos César vão promover durante um dia e sete horas de visita, que começou ao final da manhã de hoje com reunião entre Carlos e César e Administração da SATA.
No final do encontro, Carlos César anunciou três medidas importantes para os Açores, algumas terão especial interesse para a Graciosa como é o caso das novas tarifas promocionais, que constam de um desconto de 30%, em 10% dos lugares oferecidos em todas as rotas, entre as ilhas dos Açores.
A Graciosa, tal como a ilha das Flores passarão a ter voo ao Domingo durante todo o ano, uma medida que começará já no próximo dia 30 de Março, o que na Graciosa vai aumentar a oferta em mais 20 voos anuais.
O presidente do Governo dos Açores anunciou ainda a renovação da frota da SATA, tendo sido a Bombardier a escolha do Conselho de Administração da SATA e Governo, anunciando que os primeiros aparelhos deverão chegar já no final deste ano.
Os novos aviões, com um custo de 70 milhões de euros, trarão aos seus utilizadores mais rapidez, segurança e comforto.
Carlos César recebeu esta manhã ao chegar à Graciosa o abaixo-assinado para que "a ilha tenha voo ao Domingo, durante todo o ano" tendo o governante referido que acertaram na decisão do governo, estando neste momento todos de parabéns.
Seguiram-se visita às obras do Hotel da Graciosa e apresentação do diploma de criação do Parque Natural da Graciosa, por Ana Paula Marques.
A governante defendeu que a proposta de classificação do Parque Natural da ilha Graciosa, apresentada hoje em Santa Cruz, se assume como um diploma inovador, considerando a situação anterior existente na Região, extremamente complexa face à existência de 106 diplomas de áreas classificadas.
Com a criação dos parques naturais de ilha e do Parque Marinho dos Açores o Governo procurou concentrar todas as áreas classificadas de uma respectiva ilha num único diploma com a finalidade de obviar a gestão deste território e, no fundo, trazer mais eficiência à própria gestão que a partir de agora vais ser feita pelos Serviços de Ambiente de cada uma das ilhas, referiu.
Segundo Ana Paula Marques, a proposta de criação do Parque Natural da Ilha Graciosa integra todas as áreas protegidas classificadas neste momento existentes nesta ilha, a reserva florestal natural parcial da Caldeira que neste caso propõe uma reclassificação do Monumento Natural Regional da Caldeira da Ilha Graciosa.
Contempla, ainda, dois novos espaços com especial interesse paisagístico, natural e conservacionista, a área protegida para a gestão de habitats ou espécies da Ponta da Barca e a área protegida para a gestão de recursos da Costa Noroeste.
Com essa configuração, “o Parque Natural da Ilha Graciosa constitui uma unidade coerente e integrada de gestão e conservação que contempla os espaços com particulares aptidões para a conservação da natureza, da paisagem e dos recursos naturais, assente em critérios de classificação, balizados por orientações internacionais, nacionais, regionais e locais”, concluiu.

Twitter Facebook Favorites More